top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

Agosto multicolorido – Dourado - Lilás - Verde




Um mix de cores e o desenvolvimento saudável da criança

Agosto chegou e diante de tantas temáticas importantes que ele propõe, é impossível escolher somente uma campanha para se propagar, visto que uma complementa as outras e, somadas, contribuem para o desenvolvimento saudável de nossas crianças. Assim sendo, vamos lhes apresentar estas campanhas.

Numa proposta de mesclar estas cores e fazer um arco-íris de informações, pensamos na Campanha “Agosto multicolorido” – Dourado - Lilás - Verde.

Agosto Dourado - O mês do Aleitamento Materno no Brasil. Foi instituído pela Lei nº 13.435, de 12 de Abril de 2017, determinando que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização sobre a importância e o incentivo ao aleitamento materno.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.

O leite materno, é consagrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um alimento padrão “ouro”. Por isso o uso da cor dourada para representar a campanha.

A amamentação iniciada logo após o nascimento do bebê pode diminuir a mortalidade neonatal, aquela que acontece até o 28º dia de vida, e para as mulheres reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama.

O Ministério da Saúde recomenda manter o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, devendo ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida.

Divulgar os benefícios da amamentação e estimular este ato que vai muito além da alimentação/nutrição, é um destaque da campanha. Considerado como o melhor e mais completo alimento, o leite materno é fundamental para o desenvolvimento de bebês, trazendo inúmeros benefícios à saúde – fortalece o sistema imunológico, diminui os riscos de obesidade, de desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão e colesterol alto, dentre outros.

A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Vale ressaltar que o momento da amamentação contribui ainda para o desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe e bebê.

Para o ano de 2023, a Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) traz como tema da campanha “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, cujas metas estão em informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e à paternidade; fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação; envolver as pessoas e as organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar sobre as ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.

Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes em nível institucional e individual.

Seja compreensivo com uma mãe que acaba de retornar ao trabalho, acolha e incentive a continuidade da amamentação.


Agosto Lilás - é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Mas e as crianças filhas/filhos destas mulheres que vivenciam a violência doméstica?

Essas crianças são vítimas “invisíveis” da violência doméstica contra a mulher, pois sofrem a violência psicológica quando são atravessados pela violência de gênero perpetradas contra suas mães. Os filhos que presenciam as inúmeras violências praticadas pelo agressor podem desenvolver agravos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, problemas de relacionamento, prejuízos cognitivos, dificuldades na aprendizagem, baixa autoestima e podem, ainda, naturalizar e reproduzir violências.

Uma vida livre de violência é um DIREITO de TODOS!!!

Mulheres tem o DIREITO a uma vida sem violência!

Crianças e adolescentes tem o Direito a uma vida sem violência!

Agosto Verde - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.617, de 2023, que faz de agosto o Mês da Primeira Infância, a primeira infância é o período que vai de zero a seis anos de idade.

A orientação é que durante o mês de agosto ocorra a promoção de ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos de idade e às suas famílias.


Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, sabendo disso, é necessário informar e mobilizar a sociedade, família e estado para assegurar a proteção integral, acesso a direitos e preservação dessa fase tão importante para a criança.

No Mês da Primeira Infância serão realizadas ações integradas, nos âmbitos nacional, estadual, distrital e municipal, com o objetivo de proporcionar amplo debate sobre o significado da primeira infância à família e à sociedade, aos órgãos do poder público, meios de comunicação social, setores empresarial e acadêmico, entre outros; As ações se propõem ainda a promover o respeito à especificidade do período da primeira infância, considerando a diversidade das infâncias brasileiras;

É necessário refletir sobre a oferta de atendimento integral e multiprofissional à criança na primeira infância e à sua família, especialmente nos primeiros mil dias de vida, enfatizando ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de nutrição, de imunização, do direito de brincar e de prevenção de acidentes e doenças na primeira infância.

Uma realização do Movimento de Mulheres em São Gonçalo @movimentodemulheres_sg em parceria com a Petrobras @petrobras



Comments


bottom of page