FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

Seminário Fortalecendo as Redes de Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual de Crianç

Realizado no dia 24 de Outubro de 2018 o Seminário na Cidade de Itaboraí, Rotary Club, promoveu a capacitação dos profissionais das redes de atendimento ás demandas relacionadas ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes para assim, efetivar de fato a erradicação desta realidade social.

O Seminário abordou questões importante sobre o debate dos direitos das crianças e dos adolescentes, abarcando a família. A Sr° Marisa chaves Coordenadora do projeto Tecendo Redes, em suas palavras explicou qual é o papel da Rede; ‘este tem uma escuta qualificada, e uma escuta empática: capacitando ao profissional se colocar, observar e e respeitar o papel da criança. Este direito está no Artigo 12° do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

O atendimento em Rede, proporciona: proteção, saúde e educação. Todos os setores de proteção as Mulheres, Crianças e Adolescentes se colocaram como ponta de apoio. E com isso, falar em uma só voz; a rede se estendeu e se uniu. Está em São Gonçalo, Maricá e a cidade de Itaboraí.

A Sra. Clayse Moreira -Especialista em Psicologia Jurídica, Mestra em Políticas públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Coordenação Colegiada do Cedeca/RJ. Uma da Palestrantes do Seminário, abordou um dos aspectos de violência física que são as palmadas: “Com as palmadas você mostra que o lugar da criança é desigual ao seu (adulto), e o lugar reservado para cada criança que apanha é abaixo de quem a maltrata, de quem bate.” “Precisamos ter a cultura do diálogo, e não da força e violência.”

Boletins
Mais Recentes