Vozes periféricas
O projeto tem como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres residentes em territórios de favelas (Complexo do Salgueiro / SG).
Dentre os objetivos específicos destacam-se o acesso humano à informação, com vistas ao conhecimento de direitos, e o alcance do protagonismo dentro de territórios tão conflagrados.
O projeto atingirá diretamente 60 mulheres e 240 indiretamente, assegurando o acompanhamento especializado interdisciplinar (Serviço Social, Psicologia e Jurídico) e doação de absorventes.
Além dessas, outras 3301 mulheres que atualmente são beneficiárias de cestas básicas, em especial, adolescentes e jovens matriculadas nas 04 escolas públicas existentes no Complexo do Salgueiro.
Mulheres em movimento pela vida
No dia 31 outubro de 2021 a equipe do Movimento de Mulheres em São Gonçalo lançou o projeto: Mulheres em movimento pela vida - ação aos impactos da covid-19 no Salgueiro/ São Gonçalo. Esse projeto possui parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e visa atender, orientar e auxiliar as mulheres do Salgueiro.
Crianças e Adolescentes em Movimento
Atividades coletivas virtuais
Este projeto tem por finalidade promover ações de entretenimento, de cultura e de aprendizagem, através de atividades oferecidas por plataformas digitais, para principalmente nesta época de pandemia, que exige o isolamento social, as crianças e adolescentes atendidos pelo MMSG, sintam-se acolhidos por nós, bem como, encontrem suporte com informações e brincadeiras, para usarem junto com seus familiares em casa.
TECENDO REDES
Proteção e Defesa de Crianças e Adolescentes
Apoio:
Contempla ações itinerantes de prevenção à violência doméstica e exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens e de promoção de direitos nos municípios de Maricá (RJ) e Itaboraí (RJ).
As atividades são: oficinas sociopedagógicas nas escolas públicas; rodas de conversa; palestras; reuniões e seminários sobre a temática; ações sociais e campanhas de massa; formação e capacitação continuada de profissionais da área de educação, saúde, assistência social, conselhos de direitos, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias; supervisões e consultorias especializadas aos profissionais que integram as redes de proteção locais e criação do SELO EMPRESA QUE PROTEGE para o desenvolvimento de ações de preveNção e cuidados para os trabalhadores inseridos nas empresas privadas que atuam nestas cidades .
De Segunda a sexta-feira, de 9 às 17h
Você quer saber mais sobre como atuar frente à Violência Doméstica e Sexual de Crianças e Adolescentes?
NEACA
Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente
Apoio: SMDSIA/ PMSG, através de Termo de Colaboração sob o número 015/FMAS/2020.
Este projeto oferece acompanhamento continuado nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Direito e Pedagogia às crianças, adolescentes e jovens até 24 anos de idade, vítimas de violência doméstica e/ou sexual e a seus familiares. São ainda realizadas oficinas, palestras, seminários e cursos de capacitação destinados aos profissionais da rede de atendimento.
Se você conhece algum caso que precise de nossa ajuda entre em contato conosco, ou vá até uma de nossas unidades.
Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira Das 9:00 às 17:00
Você pode conferir nossos relatórios mensais aqui!
NACA
Núcleos de Atenção à Criança e ao Adolescente
O NACA tem o objetivo de atuar na prevenção e no atendimento especializado, de casos de violência doméstica e sexual de média e alta complexidade. Numa perspectiva interdisciplinar, inter setorial, humanizada e integral, este projeto oferece atendimento especializado por profissionais que elaboram relatórios técnicos psicossociais para subsidiar as ações dos Conselhos Tutelares, do Ministério Público e do Sistema de Justiça, assegurando a promoção dos direitos humanos e o desenvolvimento saudável das crianças e dos adolescentes.
Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira Das 9:00 às 17:00
NEACA CULTURAL
Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente
Promove cursos voltados para o ensino básico e melhora da autoestima, tendo como atividades: informática básica para 3ª Idade, aikidô e Espanhol. Este projeto oferece ainda atividades culturais como dança de salão e teatro. Além disso é feita uma ação especifica na comunidade relacionada com o meio ambiente, em parceria com o ateliê Eco Art’s das Palmeiras.
Local de realização: sede do Movimento de Mulheres e conjunto habitacional da Marinha, no bairro do Salgueiro, em São Gonçalo.
Rede de Apoio às Pessoas que
Convivem com o HIV/DST-AIDS
O projeto atende atualmente homens e mulheres, adultos e idosos, com HIV, realizando grupos reflexivos com o objetivo de elevar a autoestima e promover o acesso aos direitos sociais. Oferece serviço jurídico, imprescindível, para dar suporte às denúncias sobre violação dos direitos fundamentais, encaminhando as denúncias aos órgãos competentes. Em casos de extrema exclusão social, o projeto proporciona garantia de acesso humano a alimentação.
Locais de atendimento: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Maricá.
PROJETO APADRINHE
Tem como objetivo ajudar por meio do sistema de apadrinhamento 20 famílias que estejam em situação de extrema vulnerabilidade social decorrente de violência. O objetivo do projeto não é tornar a família dependente de ajuda, mas sim auxiliar por um tempo, funcionando como uma rede de apoio para que ela tenha condições de se estruturar.
CURSO ALTERNATIVAS ALIMENTARES
Realiza atividades práticas que combina ações de prevenção de saúde através de uma visão integrada e humanizada, onde ensina a utilização dos alimentos de forma integral, aproveitando-os da casca à semente, evitando assim o desperdício do alimento e de seus principais nutrientes.