top of page

Nossos projetos

neaca tecendo redes.jpg

NEACA - Tecendo Redes

O Núcleo Especial de Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual atua na proteção social e garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens.

naca.jpg

NACAs

O Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência é uma ação continuada de Proteção Social Especial realizada em parceria com a (FIA/RJ)

vozes perifericas.jpg

Vozes periféricas

O projeto visa fortalecer a autoestima das mulheres residentes em
territórios de favelas (Complexo do Salgueiro / SG) destacando o acesso humano à informação, com vistas ao conhecimento de direitos.

rede vida.jpg

Rede Vida

Tem como objetivo atender pessoas
vivendo com HIV/Aids em São Gonçalo e adjacências, através do atendimento continuado nas áreas da assistência social e jurídica.

IMG-20230318-WA0044.jpg

Grupo Reflexivo para Mulheres

Contribui com a redução dos agravos na saúde psicológica, emocional e física das vítimas atendidas no Movimento de Mulheres em São Gonçalo, fortalecendo o autocuidado.

roda de conversa.jpg

Roda de Conversa com Gestantes, Puérperas e Familiares

Promoção do acolhimento às gestantes no pré-natal, parto e pós parto e puérperas, sob o enfoque dos Direitos Reprodutivos e Direitos Sexuais.

NEACA - Tecendo Redes

O Projeto NEACA atua na política de proteção social especial para garantir os direitos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Dentre as ações, destaca-se o acompanhamento especializado interdisciplinar nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Jurídica e Pedagógica, tendo como objetivo minimizar os agravos psíquicos, físicos, afetivos e cognitivos apresentados pelas crianças, adolescentes, jovens e familiares expostos às diversas violências domésticas e/ou sexuais para superação das vulnerabilidades sociais decorrentes das violências notificadas.   

Quais são as atividades realizadas?

neaca 7.png

Atendimentos especializados e interdisciplinares para as vítimas de violência e seus familiares

neaca 10.png

Reuniões com outras organizações para articulação da rede de proteção

neaca 8.png

Consultorias, palestras, rodas de conversa e oficinas formativas 

neaca 11.png

Ações públicas de mobilização e sensibilização

neaca 9.png

Incidência política nas regiões de atuação do projeto

neaca 12.png

Elaboração de materiais informativos 

Conheça os locais de atuação:

neaca 13.png

NEACA SÃO GONÇALO

Rua Rodrigues da Fonseca, 201, Zé Garoto
Tel: 21 2606-5003 | 98464-2179

neaca 13.png

NEACA ITABORAÍ

Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade 
Tel: 21 98900-4246 | 96521-4888

neaca 13.png

NEACA DUQUE DE CAXIAS

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim Vinte e Cinco de Agosto - Tel: 21 96750-3095

logo-petrobras.png

Parceria:

NACA - Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência

O NACA é uma ação continuada de Proteção Social Especial de Média Complexidade que adota procedimentos técnicos especializados. O Núcleo é uma parceria entre a Fundação para a Infância e  Adolescência (FIA/RJ) e o Movimento de Mulheres em São Gonçalo, que coordena as unidades de São Gonçalo e Niterói.

Horários de Atendimento:
De segunda à sexta-feira das 9 às 17h.

 

O atendimento é gratuito e todas as informações são sigilosas.

O que você encotra nos NACAs?

Atendimento gratuito para crianças, adolescentes e familiares vítimas de violências, ocorridas o ambiente familiar e/ou extrafamiliar. O Núcleo conta com Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos e Advogados que realizam o acolhimento e acompanhamento dos casos suspeitos de violências praticadas contra crianças e adolescentes. A equipe técnica elabora relatórios psicossociais que dão suporte ao trabalho dos Conselhos Tutelares, CREAS, Promotorias e Sistema de Justiça.

Vozes periféricas

O projeto tem como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres residentes em territórios de favelas (Complexo do Salgueiro / SG). Dentre os objetivos específicos destacam-se o acesso humano à informação, com vistas ao conhecimento de direitos, e o alcance do protagonismo dentro de territórios tão conflagrados.

60

mulheres impactadas diretamente e 240 indiretamente,
assegurando o acompanhamento especializado interdisciplinar (Serviço Social, Psicologia e Jurídico) e doação de absorventes.

3301

mulheres que atualmente são beneficiárias de cestas básicas.

Rede Vida

O Projeto Rede Vida – São Gonçalo e adjacências é uma realização do Movimento de Mulheres de São Gonçalo MMSG, cujo objetivo é atender pessoas vivendo com HIV/Aids no município de São Gonçalo e Adjacências.

O que você encotra no Projeto?

Atendimento continuado nas áreas da assistência social e jurídica. Além dos atendimentos individualizados, realizamos oficinas e atividades em grupos reflexivos para acolhimento e orientação.

Grupo reflexivo para mulheres

O grupo reflexivo com mulheres que vivenciaram ou vivenciam situações de violência doméstica se propõe a contribuir com a redução dosagravos na saúde psicológica, emocional e física das vítimas atendidas no Movimento de Mulheres em São Gonçalo, tendo como eixo norteador uma proposta de cuidado que seja gerador de autocuidados, pois é um ato de amor e de resistência quanto aos ditames sociais, que subjugam a força e a capacidade da mulher para a luta, para o conhecimento, para a superação e para o “empoderamento”.

Quais são os objetivos do grupo?

Promover o cuidado de mulheres,numa proposta intersetorial, para a reflexão e construção de estratégias de autocuidado relacionadas às questões que envolvem as violências sofridas.

Acontece quinzenalmente às 5ªs feiras na sede do Movimento de Mulheres em São Gonçalo